23 de maio de 2013

Como enxugar os gastos

Quando os recursos ficam escassos, conscientização e controle são fundamentais.

Como enxugar os gastos

Conscientização

Se você gasta mais do que recebe, é hora de rever as suas contas Nem sempre é fácil admitir um momento de dificuldade econômica ou mesmo compartilhar a situação com a família. No entanto, para superar essa fase rapidamente é muito importante reconhecer a sua situação e contar com o apoio de sua família.

Se você depende do cheque especial todos os meses, não consegue quitar o total da fatura do seu cartão de crédito ou conta com empréstimos para fechar as contas do mês, atenção. Sua vida financeira não vai bem. É hora de apertar o cinto e ajustar o orçamento aos seus rendimentos.

Controle

Comece fazendo um levantamento detalhado de todos os seus gastos. Não deixe nada de fora. Inclua as grandes e pequenas despesas. Em seguida, avalie o que é possível cortar e o que é essencial para seu bem-estar e qualidade de vida.

Se toda a família participar do levantamento e das decisões, será muito mais fácil e rápido recuperar o controle financeiro. Várias cabeças pensam melhor do que uma e, com certeza, juntos, vocês encontrarão formas criativas de economizar e ajustar as finanças.

Economize energia

  • Controle o tempo no chuveiro. Ele é um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia elétrica
  • Equipamentos em stand-by consomem energia. Para desligá-los, retire da tomada
  • Junte as roupas da semana e passe todas de 1 só vez
  • Antes de abrir a geladeira, pense no que precisa
  • Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Para manter um ambiente agradável dentro de casa, use as lâmpadas em tons amarelos; na área externa e cozinha use as brancas

Economize água

  • Ensaboe toda a louça e só depois enxágue
  • Verifique vazamentos e torneiras pingando
  • Em vez de lavar a calçada, apenas varra
  • Controle o tempo no chuveiro
  • Junte as roupas até atingir a capacidade total da sua máquina de lavar


Economize no dia a dia

  • Em vez de sair para jantar, que tal fazer uma pizza ou preparar hambúrgueres em casa e se divertir com a família?
  • Suas roupas podem ser tingidas, recicladas e renovadas
  • Experimente ir de carona para o trabalho
  • Junte os vizinhos e familiares e compre alimentos e material de limpeza em atacadões e distribuidoras. Sai mais barato que o varejo
  • Antes de ir ao supermercado ou à feira, faça uma lista com todos os itens que precisa. Fuja da compra por impulso
  • Use sua criatividade na cozinha. Sobras de arroz podem se transformar em bolinhos de arroz, por exemplo. Na internet, existem muitos sites com dicas criativas para economizar na cozinha

Fonte: Banco Bradesco

22 de maio de 2013

A matemática da vida a dois

Com planejamento e comum a acordo, vocês podem construir um patrimônio.

A matemática da vida a dois


Vida a dois, vida nova.

Para começar esta nova fase com o pé direito, é essencial que vocês cheguem a um acordo sobre as finanças do casal.

Agora vocês têm objetivos em comum, duas fontes de renda e muitos planos para colocar em prática.

Então, mãos a obra: é preciso planejar a vida financeira do casal.


Quem cuida do orçamento e das contas?

Uma decisão inicial da vida a dois é escolher quem irá administrar o orçamento e se responsabilizar por manter em dia os compromissos financeiros do casal. Existem várias possibilidades. Conversando vocês vão encontrar a melhor solução. Veja algumas sugestões mais comuns:
Conversar sobre finanças pode ser difícil, mas é fundamental, especialmente, para quem está iniciando a vida a dois
  • Se um dos dois for mais organizado, pode assumir sozinho o controle sobre o orçamento e pagamento das contas
  • Outra opção é compartilhar essas responsabilidades. Nesse caso, um fica responsável por algumas contas e outro pelas demais
  • Ser responsável por manter os pagamentos em dia não significa que o dinheiro para pagar as contas deva sair, exclusivamente, do bolso de um ou de outro. Conversando vocês vão decidir a melhor forma de somar seus recursos


Como dividir o dinheiro?

Também não existe uma única fórmula que funcione para todos os casais. Os gastos são comuns aos dois e vocês terão de chegar a um acordo sobre como o dinheiro será dividido ou somado. Conheça algumas opções que funcionam para muitos casais:
Dividir responsabilidades e estabelecer estratégias, de comum acordo, é um bom caminho para a prosperidade
  • Dividir a origem do dinheiro. Por exemplo: ela assume as despesas com supermercado e o dinheiro para este pagamento sai da conta dela. Ele assume a água, luz e telefone, e o pagamento sai da conta dele, e assim por diante
  • Abrir uma conta conjunta exclusivamente para o pagamento das despesas conjuntas. Nesse caso, vocês devem estabelecer como será a contribuição de cada um:
    • Meio a meio
    • Proporcional aos ganhos de cada um
  • Independentemente de quem ganha mais ou menos, os valores depositados na conta são do casal
  • Mesmo com uma conta conjunta, se um dos dois for mais organizado que o outro e houver um acordo, apenas um pode assumir a responsabilidade de organizar o orçamento e manter as contas em dia


Investimentos do casal, uma questão de regime de bens

Ninguém que inicia uma vida a dois gosta de pensar em divisão de bens. Mas essa é uma decisão importante. Tanto para quem se casa oficialmente como para quem mantém uma união estável em que não há casamento, mas uma convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituir família. O tipo de regime de bens é decisivo para a vida financeira e os investimentos dos dois. Conheça cada um dos regimes:
Comunhão parcial de bens: é o regime padrão no Brasil. Ele não precisa ser escolhido. É automático caso não se tenha optado por outro. Nesse caso, todo o patrimônio adquirido durante o relacionamento, que não tenha origem em doação, herança ou legado, pertence igualmente aos dois. No caso de uma separação, cada um terá direito ao seu patrimônio pessoal - aquele que existia antes do relacionamento ou casamento – mais metade dos bens adquiridos em conjunto.

Dependendo do tipo de regime de bens da união, as decisões de investimento mudam e, no caso de uma separação, o destino do patrimônio também
Separação total de bens: exige a assinatura de um pacto antenupcial, em cartório, que mantém as finanças totalmente separadas. É necessário um acordo para as despesas compartilhadas. No caso de uma separação, cada um fica com o que lhe pertence. Gastos e investimentos são conduzidos de forma independente. Patrimônios adquiridos em conjunto podem ser co-partilhados, onde cada um terá uma porcentagem definida do patrimônio.

Comunhão universal: antigo regime padrão que atualmente só é adotado em um pacto antenupcial. Nele, todos os bens do casal adquiridos antes ou depois do casamento, pertencem aos dois. Apenas joias pessoais, rendimentos do trabalho, pensões recebidas por decisões judiciais e heranças não podem ser divididos entre o casal que optar por este regime. Em caso de separação, a divisão é meio a meio.

Participação Final nos Aquestos: nesse regime não há comunhão de bens durante a união. Cada um responde pelo seu patrimônio. No caso de separação, os bens adquiridos durante a união são divididos, como na comunhão parcial de bens, ou seja, o que existia antes do casamento pertence a cada um e o patrimônio conquistado durante a união é partilhado meio a meio.

Acordo personalizado: não é um regime, mas uma opção. O casal pode registrar e um contrato nupcial os termos de um acordo, desde que não contrarie nenhuma lei. Se decidirem por investimentos conjuntos, é importante que a estratégia seja planejada de comum acordo pelos dois.
  • O ideal é que inicialmente cada um conheça o seu perfil preenchendo a Análise de Perfil do Investidor
  • O segundo passo é decidir como irão aplicar seus recursos, considerando o perfil dos dois, especialmente se forem perfis diferentes
  • Uma boa conversa e a orientação de um especialista podem ser úteis
  • Se os perfis forem muito diferentes, por exemplo, um conservador e outro agressivo, ou vice-versa, vocês podem definir que uma porcentagem dos recursos seja aplicada em um investimento mais conservador e outra parte em um mais agressivo

Fonte: Banco Bradesco


Ps: Achei mega interessante este artigo e vim compartilhar com vocês...

beijos

20 de maio de 2013

10 meses

E num é que meu filhote já está com 10 meses ...
Passou tão rápido ele anda tão sapeca, animado e ontem (diadomêsversário) teve uma febrinha meio que sem motivo, mediquei e papito deu banho e num é que o pimpolho melhorou, acredito que seja os dentinhos ( está saindo as pressas).
Aos 10 meses ele faz  :

- Chama a "Man e o Papapa" e balbucia N' palavras
- Come de tudo ( mas permanece com a papinha)
- Adora comer Danoninho( mas só dou 1 vez na semana orientações pediatrica)
- Já Comeu Burguer King, MC donalds, Churrasco, Pizza, Mousse, Sorvete, Cup Cake, brigadeiro e tudo que ele ve ele pedi
- Engatinha tudo
- Fica em pê sozinho ( onde ele sente firmeza)
- Já fugiu da cadeira de balanço ( quando vi ele estava de Pê no rack)
- tentou fugir do bebê conforto ( resultou em uma queda )
- Adora ir pra casa da Vovô brincar com o Davi 
- Adora ir pro Ensaio( marido tem uma banda católica) 
- Ama a Bateria do Tio Jé
- Dá beijinho com a boca aberta( inclusive no Miguel que está ainda na pancinha da Tia Isi)
- Dá Tchau, faz não com o dedinho e aprendeu a bater palma no sábado.

Estou tão em love com aquele pequeno Arteiro  que nem consigo explicar...

Grande beijo 




17 de maio de 2013

Batizado

Oi meninas, como estão ?
Nós estamos ótimos apesar de uma TPM maluca que anda fazendo moradia neste corpitcho ( que saudade de quando estava grávida).
Bom mês que vem se tudo correr bem e o Miguel nascer ( Baby da minha amiga) o batizado será realizado no dia 09/06/2013.
Já fizemos o curso no dia 28/04/2013 ( por sinal foi bem legal).
O batizado será coletivo : Arthur ( 10 meses) , Miguel( alguns dias) e Pablo ( 3 meses) meu afilhado !
E estou numa saga com relação ao almoço o que servir,quem convidar,convites , decoração, roupinha e tudo mais.

Pensei em fazer para o almoço :



Lasanha de Frango
Lasanha de Carne moída
Arroz
Saladas verdes
Sobremesa: Mousse /Pavê chocolate

O que vocês acham ?
Alguma sugestão ?
Já fizeram o batizado do pequeno de vocês ?

Grande beijo !
 



16 de maio de 2013

Man, Maman ...

É o Pequenino aprendeu a me chamar   ( Maaaan , Maman )...

Ouuuunt  estou em love  ...



E está cada dia mais levado, ontem tentando fugir do bebê conforto caiu de cabeça no chão e ante ontem simplismente fugiu da cadeirinha de balanço Quando vi ele estava em pê na Rack...
Como faço com tanta traquinagem rs .

Grande beijo 

Do Pequeno Arthur Arteiro e da mamãaaae apaixonada !

7 de maio de 2013

Receita : Rondelli

olá gatinhas do Brasil Baronil ....
Como vocês estão ?
Ontem teve jantarzinho especial pro Maridón, sabe aqueles sem datas especificas ?
Havia pesquisado o dia todo algo legal e rápido de ser preparado e num é que achei no Tudo Gostoso
uma receitinha super fácil de rondelli.
Segue receita :

Pacotinho de 500 gr de massa fresca para lasanha
200 Gr de Presunto
200 gr de Mussarela
1 pacotinho de Molho de Tomate
1 Punhado de carne moida

Fiz os rolinhos intercalando massa, presunto e mussarela e cortei ao meio ( na receita disse que assim eles cozinham mais rápido)

Preparei o forno, Pré aqueci em 210.

Preparei o molho com Shoyo, Cebola, Salsa, Alho, Manjericacão, sal e Amaciador de carne e claro molho de tomate.

Coloquei em uma refrátaria de vidro, despejei uma camada servida de molho e coloquei o rondelli e mais uma camada generosa de molho e levei ao forno para cozinhar.

Tempo médio de 20 minutos 

( Eu acabei deixando o molho muito grosso e sem muito caldo , mas o melhor é mergulhar os rondelli para que assim cozinhem por inteiro e fiquem de olho pq ele pega rápido o meu ficou meio Torradinho rs mais uma delicia ).

Grande beijo


Ps: Estou com problemas de sinal em casa e aqui no setor não pega o USB  mas logo atualizo as fotos.




6 de maio de 2013

Papais corujas...

E quem foi que disse que conseguimos sair sem o Principe ?
Me fala se alguém consegue ?
Cheguei em casa na sexta e minha mamis já estava lá esperando para ficar com o Arthur para nós irmos ao cinema, quando estava saindo aqui da prefeitura já estava com o coração na mão e os olhos marejados já pensando em mil e umas desculpas para ficar em casa com meu pepê, quando entrei em casa minha mãe falou estou indo pra casa o Bruno disse que vocês vão levar o Arthur.
Marido estava tomando banho e eu gritei na porta do banheiro :
- Mor, vamos levar o Tutu ?
ele disse que sim!
Ai que felicidades arrumei o Pepê e dispachei minha mamis e  fui me arrumar.
Chegando no Shoppis fomos primeiro jantar, tinha umas 15 pessoas com a gente inclusive ( Pablo, 2 meses e Miguel Ainda na Pancinha, nasce até fim de maio) e Arthur amou "serrar " o lanche do povo e aproveitou para encher de beijos os Pepês...
Levamos ele para brincar no Play Land e ele se fez com os brinquedos.
E entramos na sala para assistir Homem de Ferro 3 em 3D eu odeio devido a usar óculos mas assistir sem o óculos 3 D e Arthur adorou o cinema e depois dormiu ;)

Depois posto fotos.

Sábado teve Churras Baby do Miguel e domingo temos niver do Toy Store do Enzo...

Fomos Oficialmente os fotografos rs depois conto com detalhes.


beijosss

3 de maio de 2013

1º vez ...

Hoje será a primeira vez que sairemos para nos divertir sem ele.
Já estou até deprimida, nós vamos pro cinema com uns amigos e não tem como levar o meu Principe devido a ele não parar mais no colo de maneira nenhuma.
Ele já está tão rapaz e quer chão de qualquer maneira.

E vocês passaram por isso ?
Como foi e onde foram ?

beijos Bom Finde

2 de maio de 2013

Reforma

E num é que já estamos em fase de acabamento ?
O pedreiro que contratamos dessa vez ( indicação de uma moça do meu novo trabalho) é mega rápido, como diz o marido ele é " Magaiver".
Em 2 dias de serviço ele murou toda a area externa, fez um porãozinho embaixo da nossa escada, murou também a garagem, ele só vai para terminar de encher as vigas e tcharan trabalho pronto.

Assim que estiver tudo concluido postarei fotos do espaço Kids/Gourmet lá de casa rs .

Grande beijo ! *.*