14 de outubro de 2014

Por que meu filho sempre acorda no meio da noite?

Por meu filho não dorme a noite

As causas mais comuns para uma criança acordar no meio da noite são vícios de comportamento na hora do sono ou problemas de saúde. Não é raro que crianças absolutamente normais e saudáveis acordem durante a noite quando passam por etapas marcantes do desenvolvimento ou então crises de ansiedade da separação.

A criança também pode acordar muitas vezes no meio da noite por não estar dormindo bem durante o dia, por ter passado por mudanças na rotina ou por ter sofrido excesso de estímulo. Quem já não passou por isso? A criança está exausta e você acha que ela vai desmaiar na cama depois de tanta atividade, mas a noite acaba sendo um inferno!

Os pesadelos e as crises de medo contribuem para o sono conturbado. Crianças que roncam ou que respiram pela boca quando estão dormindo têm mais probabilidade de acordar no meio da noite. Horários irregulares para dormir durante o dia e para ir para a cama costumam resultar em despertares à noite.

Isso sem contar com as eventuais doenças, porque aí não tem jeito: uma febre ou dor de ouvido acordam qualquer criança.

Caso seu filho peça para mamar durante a noite, é essencial que você acabe com o hábito. Ele provavelmente está usando a mamadeira ou o peito como muleta para voltar a dormir, e não é bom para os dentes dele ficar sujos de leite no meio da noite (mesmo o leite materno, que também tem açúcares naturais).

"É muito comum observarmos bebês que sempre dormiram muito bem durante toda a noite voltarem a acordar durante a madrugada após o primeiro ano de vida ou pouco antes disso", afirma Fábio Picchi Martins, pediatra especializado em terapia intensiva e integrante do Conselho Médico do BabyCenter.

São todas as novas atividades e emoções que acontecem durante o dia que deixam a criança superestimulada ou agitada (sem que isso seja um problema), mas que interferem no sono noturno. "Nesses casos , as sonecas diurnas são importantes para uma quebra temporária dessa atividade toda", explica o pediatra.

O que fazer para resolver a situação

Ideal mesmo é começar a ensinar bons hábitos de sono desde que a criança é pequenininha, já chegando da maternidade. Mas, para quem não fez isso, ainda dá para consertar a situação.

Um bom começo é criar uma rotina razoavelmente rígida para a hora de dormir. Procure colocar seu filho na cama cedo. Crianças que dormem menos que o necessário acabam tendo um sono mais inquieto, o contrário do que seria de esperar. A rotina deve ter duas ou três atividades bem calmas, e terminar com a criança adormecendo sozinha, sem ajuda.

Se você conseguir fazer isso, em algumas semanas o número de despertares de madrugada deve diminuir. Caso não funcione, você pode experimentar a seguinte técnica:

Quando a criança chorar porque não consegue adormecer sozinha, fique com ela no quarto, mas não interaja muito. Procure não falar, faça no máximo um carinho nas costas. Depois saia por dois minutos e volte, repetindo o processo. Vá aumentando os intervalos até que a criança adormeça. Seja firme e não desista do esquema, para não voltar à estaca zero.

A rotina durante o dia também colabora para um bom sono à noite. Estabeleça um horário certo para a soneca diurna. Você vai notar que, quando seu filho tira uma boa soneca num horário adequado durante o dia, dorme mais tranquilo à noite. Não se preocupe em "gastar" o sono da noite. Tenha em mente a seguinte regra: a soneca precisa terminar no mínimo três horas antes do horário de ir para a cama.

Caso o problema seja a mamadeira noturna, você pode tentar algumas táticas:
  • Se seu filho toma fórmula em pó, faça a mamadeira da madrugada mais diluída, com mais água e menos pó que o normal. Se for leite de vaca, acrescente um pouco de água. Faça bem aos pouquinhos, para ele não perceber, mas vá aumentando a proporção de água a cada dia que passa. Assim, o organismo dele acaba se desacostumando do leite.
  • O ideal é tirar a mamadeira de vez, mas se você conseguir ficar com uma mamadeira de água, por algum tempo, é bem menos prejudicial para os dentes que a de leite. E continue, na hora de dormir, ensinando-o a pegar no sono sozinho, sem a muleta da mamadeira. A vida de vocês vai ficar mais fácil, e vai ser melhor para a arcada dentária dele.
  • Você também pode tentar uma estratégia mais comportamental: arranje um copinho especial, dos que não vazam, ponha água e faça dele uma grande novidade, dizendo que a partir de agora ele vai ficar à disposição da criança no berço (ou na cama), já que agora ela é grande. Uma dica é fazer isso junto com a transição do berço para a cama.
  • Veja também se seu filho está dormindo o suficiente. A falta de sono pode, ao contrário do que parece, provocar noites mais agitadas.
Fonte: Baby Center 


RELATO PESSOAL

Lá em casa funciona assim deste que o Arthur tinha 5 meses, segurávamos ele brincando para que ele não dormisse após ás 18 e antes das 20 hora, por volta das 20:30 ele tomava banho comigo/ ou marido, deixamos ele aproveitar bem este momento com um dos dois, colocamos uma musiquinha calma, evitávamos TV  e ou visitas nestes horários, conversávamos baixo para que ele sentisse o máximo de paz possível, neste período ele já não  mamava unicamente no peito, fazíamos massagem e colocávamos o pijaminha dava o "tete" e ele já ia ficando sonolento até dormir totalmente. 
Dizíamos Boa noite, que nós o amamos e que estaríamos sempre com ele, colocávamos ele no berço e saiamos, neste período ainda deixávamos o abajur ligado.
Essa rotina dura até hoje mas claro que hoje o furação 2000 já tem suas vontades e tem dias em que ele não que mama e eu não forço, tem dias que ele quer dormir na cama  deixámos ele lá até adormecer e depois ele vai pro berço, dorme na cama somente em dias que está dodói porque eu expulso marido da cama e ele vem, mas normalmente não temos grandes problemas com a hora do sono, mas criança precisa sempre de rotina se mudar algo eles sentem e a melhor maneira de se ter um bom sonho é o costume com a rotina.


Ps: relato da minha experiência com meu filho, claro que cada criança tem seu tempo e suas maneiras.

Conte-nos como é sua rotina com o soninho do baby...

beijosss

Um comentário:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Otimas dicas para as mamães!

Beijo
;)
www.umalindapromessa.com